Stanley Ratifo, autor de três gols e uma assistência, se destacou como o artilheiro da Selecção Nacional de Futebol na disputa pelo Campeonato Africano das Nações (CAN-2025), agendado para 21 de dezembro de 2025 a 28 de janeiro de 2026, no Marrocos.
Por outro lado, os gols de Ratifo foram cruciais neste percurso glorioso dos “Mambas”, especialmente o marcado na terça-feira em Bissau, que garantiu a vitória por 2-1 sobre a Guiné, resultando no apuramento para o “Africano”.
Ratifo marcou seu primeiro gol na partida contra Eswatini na terceira rodada, que terminou empatada em 1-1, em Outubro. Na quarta rodada, alguns dias depois, o “alemão” voltou a brilhar na vitória (3-0) sobre o mesmo adversário em Mbombela, onde também deu uma assistência impecável para Geny.
O tento anotado em Bissau apenas confirma o papel cada vez mais relevante que Ratifo vem desempenhando nos “Mambas”, um jogador combativo e voluntarioso, características que atualmente combina com a capacidade de marcar gols.
O atacante marcou um terço dos nove gols de Moçambique nesta campanha. Geny Catamo, extremo do Sporting de Portugal, ocupa a segunda posição na lista dos artilheiros da jornada para o sexto CAN de Moçambique. O jovem atleta anotou dois gols, um contra o Mali em Bamako e outro em Mbombela.
No total, participou diretamente de três gols, tendo auxiliado Ratifo no segundo tento contra a Guiné-Bissau, após a cobrança de um canto. Por outro lado, Geny é o principal desestabilizador dos “Mambas” e o atleta que mais busca as metas adversárias. Em média, fez quatro arremates por partida, sendo a maioria deles enquadrados.
Contudo, Bruno Langa foi o que mais concebeu jogadas que resultaram em gols. Quatro assistências resultaram em um gol. Que tento! Na primeira rodada, o defensor do Almería da Espanha auxiliou Geny a abrir o placar em Bamako.
Na terceira rodada, Ratifo assistiu para marcar o gol contra Eswatini no Zimpeto.
Realizou duas assistências na quarta partida, uma para Dominguez e outra para Ratifo. Bruno marcou um golaço em Bissau para finalizar a campanha, com um chute inapelável disparado do meio da rua.
Guima, Elias Macamo e Dominguez anotaram os outros três tentos do time nacional nesta competição para Marrocos-2025. Os “Mambas” ficaram em segundo lugar no Grupo I, com 11 pontos, três a menos que Mali, que venceu o grupo.