Domingo, Dezembro 22, 2024
InícioPolitica e SociedadePolícia utiliza gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes em Maputo

Polícia utiliza gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes em Maputo

A polícia moçambicana dispersou centenas de manifestantes pró-Venâncio Mondlane que contestavam os resultados eleitorais com gás lacrimogéneo, cantando o hino nacional de joelhos no centro de Maputo.

A intervenção policial decorreu cerca das 13h20 locais, pelo menos junto à estátua de Eduardo Mondlane, na avenida central homónima de Maputo, provocando uma breve fuga dos manifestantes.

Esta sexta-feira (22.11) é o último dos três dias da nova fase de protestos convocada pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, que não reconhece os resultados anunciados pelo Tribunal Eleitoral (CNE).

A ação, explica Mondlane, é de luto pelas vítimas, manifestantes – segundo o candidato um total de 50 mortes nos últimos dias – que participaram em ações de protesto anteriores, disse, “baleados pelas autoridades que os deveriam proteger”.

O candidato apoiado pelo Partido Otimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS) contesta a atribuição da vitória a Daniel Chapo, candidato apoiado pela Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), com 70,67% dos votos, segundo os resultados anunciados no passado dia 24 . Outubro pela CNE e que ainda não foram validados pelo Conselho Constitucional.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

recomendados